sexta-feira, 29 de maio de 2009

Rota da Vinha e do Vinho do Ribatejo


O Ribatejo é feito de terras planas e férteis e clima suave, muito marcado pelo rio que desagua na capital. A vinha está presente em praticamente toda a região, nos campos fertilíssimos da lezíria, nas zonas argilo-calcárias das terras do bairro ou na charneca. A planura ribatejana está salpicada de touros, cavalos e campinos e por toda uma cultura associada ao toureio, contando com ricas fauna e flora que dão vida e cor à Reserva Natural do Estuário do Rio Tejo.

A Associação da Rota da Vinha e do Vinho do Ribatejo operacional desde 1998, tem por objectivo a promoção dos vinhos do Ribatejo, divulgação e valorização da actividade vinícola entendida como produto turístico e cultural.
O Ribatejo é uma excelente região vínicula e produz vinhos de qualidade, que cada vez mais nos surpreendem, a Rota do Vinho do Ribatejo vem alargar as ofertas turísticas desta região, rica nas tradições, gastronomia regional, património edificado, artesanato, animação turística e cultural e das suas gentes.

A fama dos vinhos do Ribatejo é anterior à fundação da nacionalidade, referindo-se a eles D. Afonso Henriques, em 1170, no foral da cidade de Santarém.

Em 2000, o Ribatejo recebe a Denominação de Origem Controlada (DOC), certificação que fortalece a qualidade dos vinhos Ribatejanos.
Ver mapa da rota dos vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário