sexta-feira, 29 de maio de 2009

EPC Santarém



A Escola Prática da Cavalaria foi Criada em 1890, a EPC começou por ser instalada em Vila Viçosa, de onde saiu em 1900 para Torres Novas. Em 1955 o quartel foi transferido para Santarém, ocupando os edifícios militares que já haviam servido para acolher estruturas de Infantaria, Caçadores e Cavalaria.

A Câmara Municipal de Santarém, liderada por Francisco Moita Flores, tem assegurado que a última palavra sobre o uso a dar a esta zona é sua, não escondendo o seu interesse no espaço que está ligado à “Revolução dos Cravos”.

Foi do Quartel de S. Francisco que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, partiu a coluna liderada por Salgueiro Maia que marchou sobre Lisboa, desempenhando papel fundamental na revolução que acabou com o regime do Estado Novo.

O quartel faz parte do conjunto do extinto Convento de S. Francisco, fundado por D. Sancho II em 1242, monumento que acolheu a cerimónia de juramento de D. João II em 1477.

A intenção de transferir a EPC de Santarém para Abrantes remontava ao ano 2000, no quadro do projecto de reorganização das escolas práticas do Exército.


O Quartel de S. Francisco, uma área de 30 hectares situada numa zona nobre da cidade de Santarém, acolheu, entre 1955 e o final de 2006, a Escola Prática de Cavalaria (EPC), entretanto foi transferida para o Quartel do Regimento de Infantaria de Abrantes.






Ver mais em: Arca do Ribatejo.

2 comentários:

  1. Prestei serviço nesta casa.Ela fez de mim um homem um cavalheiro e um patriota.Fiz o COM em 1986, na 1ª escola de Março. Eram 11:00 quando entrei pelo portão sul.

    ResponderExcluir
  2. Foi com muito orgulho que prestei serviço militar nesta grande escola de homens.

    ResponderExcluir