sexta-feira, 29 de maio de 2009

25 de Abril


A Revolução de 25 de Abril aconteceu no ano de 1974.
O dia 25 de Abril passou a ser chamado o Dia da Liberdade.
Antes desta data não se podia falar de política, nem dizer mal de quem governava em Portugal, se não as pessoas iam presas. Nas escolas os meninos tinham de estar separados das meninas. Nem coca-cola se podia beber. As meninas também não podiam usar calças.
Depois do 25 de Abril, tudo mudou e passou a poder falar-se de tudo o que era proibido até essa data. E as pessoas passaram a ser livres para poderem fazer o que até aí não lhe era permitido.
A esta revolução chamou-se a revolução dos cravos, porque toda a gente saiu à rua com um cravo vermelho para festejar a liberdade.


O 25 de Abril significou o final da ditadura salazarista que se tinha instalado oficialmente a partir de 1933 e que pouco se tinha aberto desde então. A partir daí, o governo passou a ser eleito pelo povo, a censura foi abolida, os presos políticos libertados, as colónias que ainda se encontravam sob domínio português foram libertadas... Deu-se assim uma nova era da história de Portugal.


Santarém têm uma importância privilegiada nesta parte da história portuguesa, que ficou conhecida como o dia da liberdade ou a revolução dos cravos.

Ver mais em: 25 de Abril 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário