quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gastronomia

A Gastronomia em Santarém é muito diversificada.
Açorda de Sável ou Saboga, Fataça na Telha, sopa de peixe do, são alguns pratos confeccionados à base de peixe do Rio Tejo, o qual marca a paisagem, o costume e actividades dos Ribatejanos.Bacalhau com magusto e Massa a Barrão são outros pratos cozinhados tradicionalmente.No que diz respeito as carnes, o boi ou o novilho são utilizados para confeccionar espectadas em pau de loureiro. A carne de porco também tem um lugar privilegiado em todas as mesas, assim como o entrecosto com arroz de feijão, e os molhinhos, que são outros dos pratos mais apreciados.

Nos dias de festa, o guisado de borrego é um dos pratos principais. Outros petiscos apreciados são o pica-pau e os molhinhos de carneiro. Para acompanhar estes pratos, o vinho do Ribatejo é o mais recomendado.

Na Doçaria temos:
Arrepiados do Convento de Almoster, Celestes do Convento de Sta Clara e Queijinhos do Céu do Convento das Donas, todos à base de amêndoas, açúcar e ovos, são doces de origem conventual, que fazem parte da doçaria tradicional.O Pampilho é outro doce da pastelaria local que é uma homenagem ao campino e representa a longa vara utilizada para conduzir o gado.Nas pastelarias de Santarém, os arrepiados, celestes e panpilhos são dos doces de maior consumo.

Um comentário: