quarta-feira, 22 de julho de 2009

Santarém entretenimento e oferta cultural

Santarém entretenimento e oferta cultural
Há desde a caça em zonas livres e campo aberto ou através de associações cinegéticas, à pesca desportiva realizada no Rio Tejo ou nas zonas envolventes , como a Barragem dos Patudos em Alpiaça, desde que se tire uma licensa para o efeito. Também as gandarias, onde se pode passear a cavalo, passear no campo e ver a criaçao de cavalos e touros de lide.
Para tal aconselha-se uma visita ao clube hípico de Santarém e a estação Zootécnica Nacional, também ela localizada em Santarém.
Por outro lado, o voo de ultra-leve, paraquedismo, através do Para Clube de Santarém e o balonismo, surgem para as necessidades dos adeptos mais radicais. São actividades organizadas por empresas especializadas.
No âmbito cultural, Santarém assume-se como um ponto central de importantes roteiros gastronómicos e mesmo religiosos, nomeadamente ao que diz respeito a rota do vinho e os seus 4 circuitos que podem ser consultado no posto de turismo da cidade. Pode-se visitar também os restaurantes típicos locais, que podem oferecer todo um conjunto de iguarias da tradicional comida ribatejana e , em, especial da cidade, como a sopa da fataça, o magusto e o bacalhau assado, os molhinhos de carneiro com grão ou na doçaria, os tradicionais celestes e arrepiados.
Em relação aos roteiros religiosos, é importante fazer referência a Igreja do Santíssimo Milagre, é um dos pólos mais importante da atracção turístico cultural.
Santarém também é sinónimo de festa brava e conta com a maior praça de touros da região, com capacidade para 13.159 lugares, onde esporadicamente se realizam corridas de touros, garraiadas e outras actividades de animação.
Ainda temos a Feira do Ribatejo, a Expo Caça, Festival Internacional do Folclore, a Lusoflora, a Avisan (dedicada aos animais de companhia, com especial incidência as aves), esses e outros eventos acontecem no CNEMA, no planalto acontece o Festival da Gastronomia, e reúnem vários ranchos folclóricos da região para mostra de danças e valores culturais distintos.
A Câmara de Santarém e a cultura procuram interagir junto de associações, procuram dessa forma fomentar os valores culturais e dá-los a conhecer através das danças, cantos e artesanato. A Câmara e as juntas de freguesia procuram ajudar aqueles que não querem que as tradições se percam suportando parte das despesas e fornecendo transportes de maneira a incentivar os mais jovens.
Além do artesanato típico como bandarilhas, há a Orquestra Típica Scalabitana que mantém as tradições musicais e populares da cidade.
Num contexto urbano, Santarém ainda tém para oferecer aos visitantes: cinemas, teatros nomeadamente o Sá da Bandeira, galerias de arte, bibliotecas. Nos grupos teatrais de Santarém podemos encontrar o grupo Veto Teatro Oficina, O Centro Dramático Bernardo Santareno, o Teatrinho de Santarém, Cena Aberta-Companhia teatral de Santarém.

No Centro da cidade encontra-se o W Shopping (centro comercial) com 6 salas de cinema.

Como galeria de arte, tem a galeria Respública e o Fórum Mário Viegas com exposições regulares, contando com a participação de artistas nacionais e estrangeiros.

No auditório do Instituto Português da Juventude (IPJ), no auditório da Casa do Brasil e no Centro Nacional de exposição (CNEMA) realizam-se ainda frequentemente diversas palestras e colóquios de assuntos variados.

No campo musical, tem a Orquestra Típica Scalabitana, a Banda dos Bombeiros de Santarém, o Grupo Chantirene de Santarém - Música Popular Portuguesa e, ainda, a Escola de Música de Santarém que realiza audiçoes com frequência, dos seus alunos no Teatro Sá da Bandeira e ainda vários Ranchos Folclóricos que envolve cantos e danças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário