quarta-feira, 22 de julho de 2009

O Emprego por Sectores de Actividade Económica

Com uma população de 62 621 habitantes, o Concelho de Santarém tem uma população activa de 26 298 habitantes no ano de 1991, o que corresponde a uma taxa geral de actividade de 42%.
A estrutura do emprego, segundo o sector de actividade no Concelho de Santarém, evoluiu (nos anos de 1960 até ao ano de 1991) no sentido duma diminuição acentuada de activos no sector primário passaram de 50% da população total para apenas 10% em 1991, enquanto que os activos no sector secundário aumentaram de 22% em 1960 para 32% em 1991 e no sector terciário aumentaram de 28% em 1960 para 58% em 1991.
Estes últimos anos o desemprego tem vindo a subir, vivemos numa actual crise e Portugal tem que cumprir os protocolos assinados com a União Europeia, protocolo que impõe uma produção limitada, tanto na pesca como na agricultura. Infelizmente estes últimos anos Portugal não criaram condições por falta de meios, os mesmos que limitam a sua produção agrícola e da pesca.
Santarém diminuiu muito a sua produção agrícola diminuindo assim a oportunidade de emprego neste sector.
Uma grande parte das grandes médias e pequenas empresas fecharam, as auto estradas e vias rápidas trouxeram grandes superfícies comerciais que deram novas oportunidades aos residentes de trabalharem, mas em contra partida aproximou os escalabitanos de Lisboa, o que faz com que os fins de semana as pessoas procurem outras alternativas para passarem o seu tempo.
O chamado comércio tradicional, têm vindo a perder terreno porque as grandes superficies desenvolveram produtos e serviços ao melhor preço, e o comércio tradicional não acompanhou a evolução dos tempos.
Outro comércio que tem vindo a aumentar é as feiras quinzenais, é uma forma de sustento alternativo que permite as pessoas terem um negócio com pouco investimento e fácil de fugir ao controle das finanças.

Um comentário:

  1. Neste momento vivemos um principio de uma verdadeira crise. Os empregos em Santarém são cada vez mais escassos, mesmos os sazonais. No campo os agricultores apanharam os dinheiros da CCE (UE) para comprarem jipes e vivendas e deixaram de produzir para a felicidade dos nossos vizinhos espanhóis.
    O Comércio tradicional é uma fachada, todos os habitantes do Centro Histórico sabem que este tipo de comércio não tém qualidade e muitos dos comerciantes não tém uma casa com funcionários bem formados e o espaço na maioria das vezes encontra-se velho e degradado. Só tém a porta aberta devido as baixas rendas.
    Precisavámos de um bom projecto para o centro Histórico de Santarém, uma reurbanização que funcionasse, mas paraisso tinha-se que ver casa a casa, caso a caso e fechar o centro histórico, pois os carros provocam trepidações nas predes, telhados e calçadas, estas velhas estruturas já não aguentam. Só assim poderiámos trazer novos habitantes e investidores para a cidade.

    ResponderExcluir