sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jardim das Portas do sol


Uma das mais belas vistas sobre a lezíria do Tejo.
Este espaço é, muito procurados pelos visitantes e pelas pessoas de Santarém para passeios, sobre tudo no verão, além da beleza e do espaço ajardinado é um monumento de grande peso histórico.
São visíveis vestígios de duas portas medievais, existindo, também um coreto em ferro.
Este espaço se encontra em obras, mas abre brevemente com novas alterações.

Ver: Repórter de Província

A valorização do Jardim das Portas do Sol implica a criação de uma nova estrutura de bar; um Centro Interpretativo da evolução urbana da Cidade, com um percurso arqueológico apoiado por sinalética e painéis; instalação de dois miradouros virtuais; condicionamento do acesso e do visionamento das ruínas romanas; remoção, relocalização e recuperação de elementos escultóricos; criação de entrada secundária no Jardim para acesso ao restaurante quando o portão principal se encontrar encerrado; construção de valas técnicas de infra-estruturas, renovação dos pavimentos e uma rede de drenagem; construção de um anfiteatro para espectáculos ao ar livre e parque infantil.
Santarém assinala as comemorações da Implantação da República, no dia 5 de Outubro, com um vasto programa.Depois de o hastear da Bandeira Nacional, às 10 horas, na Praça do Município, às 11 horas, será reaberto ao público o Jardim Portas do Sol, que esteve encerrado desde Agosto do ano para obras de requalificação.Considerado a sala de visitas da cidade de Santarém, há décadas que o espaço esperava por obras de melhoramento. Os trabalhos de requalificação, adjudicados à empresa Lena Engenharia e Construções S.A., ascenderam os 2 milhões de euros, sendo financiados pelo Programa Polis ao abrigo de uma candidatura da autarquia scalabitana.Para além de um grande parque infantil, à semelhança do que está instalado no Jardim da República, o espaço vai dispor de uma cafetaria e de dois miradouros virtuais junto às muralhas.O lago, que outrora fez as “delícias” dos mais pequenos foi transformado num anfiteatro para espectáculos ao ar livre onde não faltam os jogos de águas para embelezar o jardim mais emblemático da cidade. Uma outra zona para espectáculo foi criada junto à Porta do Sol. Esta destina-se a espectáculos de menor dimensão. Todo o mobiliário urbano foi também substituído, assim como a iluminação foi reforçada.A valorização do Jardim Portas do Sol implicou ainda o condicionamento do acesso e do visionamento das ruínas romanas; remoção, reposicionamento e recuperação de elementos escultóricos; criação de entrada secundária no Jardim para acesso ao restaurante quando o portão principal se encontrar encerrado; construção de valas técnicas de infra-estruturas, renovação dos pavimentos e uma rede de drenagem.
Miradouro de Santarém



É o miradouro que oferece a melhor vista sobre a lezíria ribatejana. é uma vista que se pode apreciar uma mistura da paisagem urbana e rural de Santarém; campos de cultivo da margem esquerda do Tejo; ou o Tejo até perder de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário