sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Santarém, mais duas empresas municipais

Câmara de Santarém avança com duas empresas municipais
O executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou a constituição de duas empresas municipais, uma para a área da reabilitação urbana e outra para as áreas da cultura e turismo, anunciaram fontes autárquicas.
A Sociedade de Gestão Urbana – a STR Urbis – de Santarém vai ter um capital de aproximadamente 4,4 milhões de euros em bens imóveis da autarquia e de mais 521 mil euros em dinheiro, num total de cinco milhões de euros.
A sociedade de gestão urbana vai permitir ao município aceder a fundos comunitários do QREN através do trabalho em rede com a LT – Sociedade de Reabilitação Urbana da Lezíria e Vale do Tejo, uma empresa em criação pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
Para além de Santarém, a CIMLT pediu “máxima urgência” na constituição de uma sociedade de reabilitação em Coruche.
Santarém vai contribuir com 116 mil euros na LT – SRU, realizados em parte através da entrega de um terreno para construção no valor de 69 mil euros, e a restante parte em dinheiro. Coruche deve avançar com cerca de 72 mil euros, realizados também através da entrega de um terreno, no valor de 56 mil euros, e o resto em dinheiro.
A empresa municipal de cultura e turismo de Santarém, a CUL TUR, vai ser criada para gerir alguns dos equipamentos culturais da cidade, entre eles o Teatro Sá da Bandeira, a Casa do Brasil, a cafetaria Moinho de Fau e o edifício do restaurante das Portas do Sol.
Com um capital de cinco milhões de euros, 100 por cento públicos, a empresa mereceu o voto contra do PS na reunião de câmara do dia 7 de Dezembro.
Segundo o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, estas duas empresas municipais devem estar em funcionamento entre Janeiro e Fevereiro.
Notícia em Correio do Ribatejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário