sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O Terremoto de 1755




O Terremoto de 1755 destruiu grande parte do patrimônio mais notável da Vila, em particular igrejas e conventos. No contexto das Invasões Francesas e da Guerra Peninsular, mais uma vez, Santarém assumiu um papel estratégico-militar fundamental, mas viu grande parte do seu patrimônio mais significativo ser destruído e saqueado pelo vandalismo dos ocupantes.
As tropas francesas de Napoleão conservaram-se nesta cidade entre Novembro 1810 e Março de 1811, fazendo de Santarém seu quartel-general. Os danos provocados, quer à população, quer ao patrimônio, foram incalculáveis.
Durante as lutas entre liberais e absolutistas, em 1833, o rei D. Miguel escolheu Santarém para se acolher, juntamente com o seu exército, tendo feito corte e quartel-general no palácio onde estão atualmente instalados os Paços do Concelho. Só em 18 de Maio de 1834, Saldanha e as tropas liberais conseguem entrar na cidade.
Santarém foi elevada à categoria de cidade por alvará de 24 de Dezembro de 1868, referendado pelo rei D. Luís I, e assinado pelo Marquês de Sá da Bandeira, nascido na cidade em 1795, e pelo Bispo de Viseu.
No século XIX, a cidade possuía três mil, novecentos e sessenta fogos.
Dentro dos limites geográficos do concelho existem atualmente, para além das quatro freguesias urbanas, outras vinte e quatro freguesias rurais, distribuindo-se por uma área total de aproximadamente 566 Km².

Desde o passado dia 21 de Janeiro, que a cidade de Santarém integra a Rede de Cidades Romanas do Atlântico. Esta rede foi constituída na Feira de Turismo de Madrid – Fitur, Espanha, e que conta com parceiros de diversos países.



Esta rede tem como principal objectivo dar a conhecer o mundo romano a partir de uma perspectiva muito inovadora, contribuindo para um melhor posicionamento turístico das cidades, em que uma rede de municípios, que integra Santarém, pode mobilizar parceiros, na sua área de influência, que contribuam para dinamizar os recursos existentes, actividades culturais e criar produtos e acções turísticas diferenciadas.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir